Ode ao Rock

    MO O Bisonte + O Abominável 42 Ode ao Rock

     No passado dia 22 de Fevereiro o Plano B encheu-se como poucas vezes acontece para celebrar o lançamento do EP de estreia de O Abominável, “Que Só o Amor me Estrague“. Com um ambiente de fazer inveja a muitos, um ambiente de boa onda, muito emocional, humilde e honesto que contagiou tanto as bandas presentes como o público.

MO O Bisonte + O Abominável 26 Ode ao Rock

     Para abrir as hostes nada melhor que a máquina O Bisonte, esta é uma das melhores bandas da actualidade em Portugal e pouco se ouve falar dela, talvez por pura ignorância de quem fala de música ou simplesmente porque não interessa falar de bandas que representem algo de novo e fresco no panorama nacional. A actuação do Bisonte foi o rastilho explosivo perfeito para incendiar a noite, David Lobão é um senhor em palco e contou com os “gang vocals” em cada música da audiência, deveras arrepiante e notável.

MO O Bisonte + O Abominável 33 Ode ao Rock

     Seguem-se os senhores da festa, O Abominável, que basicamente partiram tudo, num ambiente fantástico e com um Plano B completamente a abarrotar. O Abominável acaba por ser um cocktail de influências sonoras que nos contagia e vicia, a isso ainda aliamos a componente emocional e temos algo de único, verdadeiro e humilde, onde tudo isto só era possível fruto essencialmente da forma como cada um dos membros da banda encara a música, algo que poucas bandas conseguem. Do ponto de vista sonoro, pisca-se o olho ao pós-punk, ao grunge, ao punk, mas acima de tudo ao rock, tudo isso graças ao excelente baixo de David Félix onde por vezes fazia lembrar os sons que um senhor chamado Peter Hook tirava dos Joy Division, na bateria Rui Correia é irrepreensível, na guitarra João Losa é tremendo e claro a tudo isto junta-se um carismático e emocionalmente verdadeiro vocalista, Vítor Pinto, que por vezes nos faz lembrar um tal de Iggy Pop em palco.

Bisonte e O Abominável deram o concerto que todos deviam ter assistido, um ambiente que parece perdido e que estas duas bandas parecem apostadas em recuperar, o futuro do rock e da música nacional passa por aqui, disso não há dúvidas…

Texto: Fausto Casais
Fotografia: Miguel Oliveira

Leave A Comment

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers: